Empresa

Projetos incentivados

"Estratégias para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo"

Projeto 298 - PDF

 

Projeto de Inovação

Projeto n.º: NORTE-02-0853-FEDER-000298
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos SI Inovação Produtiva
Designação do Projeto: Fantastic Colours
Custo Elegível: 1.123.128,31
Apoio Financeiro: 673.876,99
Síntese do Projeto: A ACATEL presta atualmente serviços de tinturaria, tinturaria à peça e dispõe de uma linha de acabamento em aberto e tubular, utilizando processos convencionais no seu processo de estamparia por pigmentos. No âmbito do projeto, a empresa, pretende caminhar para a utilização da estamparia digital.
A empresa, no âmbito do presente projeto, visa adotar novos métodos organizacionais, introduzir novos produtos no mercado e inovar ao nível do design e marketing.
O projeto proposto visa ainda diversificar a sua gama de produtos, com a introdução de produtos mais técnicos, com maior incorporação de Know-how e com maior valor acrescentado, que até então não era possível à empresa.
Segundo o promotor, a linha de estampagem customizada irá permitir aumentar o leque de matérias em que será possível aplicar estamparia direta, permitindo a utilização de diferentes fibras, nomeadamente celulósicas (algodão, viscose, modal, bambu, Lenpur e lyocel). A ACATEL, atualmente, apenas tem capacidade de estampar materiais de fibras sintéticas (Poliéster).

 

Projeto de Qualificação

Projeto n.º: POCI-02-0853-FEDER-000943
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos SI Qualificação das PME
Designação do Projeto: Sustainability Colours
Custo Elegível: 275.104,00
Apoio Financeiro: 123.796,80
Síntese do Projeto: A empresa ACATEL Acabamentos Têxteis, SA dedica-se ao tingimento, acabamento e estamparia de malhas ou peças confecionadas. Com o presente projeto, enquadrado nas tipologias de inovação organizacional e gestão, economia digital e TIC, criação de marcas e design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos, qualidade, transferência de conhecimento, distribuição e logística e eco inovação, pretende:

• Implementar um software de controlo e gestão da produção que permita a interligação de todas as áreas produtivas (desde a tinturaria ao armazém de saída, expedição das encomendas), com terminais de recolha de informação. As suas principais funcionalidades estão no planeamento e controlo rigoroso da produção, na gestão de stocks com reporte à integração dos módulos de gestão comercial e na obtenção de um conjunto de indicadores que permitirá uma gestão por objetivos e por individualização de processos. Além disso, será ainda implementado um novo layout produtivo (com organização dos locais de trabalho), que reflita o novo modelo de negócio que a empresa pretende implementar (venda de malha acabada).

•  Desenvolver um Website para a promoção dos novos produtos e com loja online.

•  Criar uma marca e coleções próprias, com recurso a consultoria técnica para os novos produtos: estampado digital com certificação GOTS (GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARD) artigos produzidos em algodão orgânico (biológico), estampado digital em fibras ecológicas, - estampado digital e tradicional e estampado para moda feminina.

•  Reforçar o laboratório de controlo da qualidade com equipamentos para a realização de testes físicos e químicos, permitindo assim testar a viabilidade dos produtos.

•  Implementar o Sistema de Gestão Integrado Qualidade e Ambiente segundo as normas NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2012.

•  Adquirir competências, através da transferência de conhecimentos, no domínio dos acabamentos funcionalizadores em estamparia sobre fibras celulósicas.

•  Obter o rótulo ecológico OEKO-TEX para a nova gama de produtos, obter a certificação pela norma Bluesign dando prioridade ao rastro ecológico (padrões ambientais) com selo global de aprovação para a segurança do meio ambiente, da saúde e da produção e a certificação pela norma GOTS de forma a garantir o estatuto biológico do produto têxtil a fim de garantir a credibilidade para o consumidor de se tratar de um têxtil natural (fibras orgânicas), ambiental e socialmente responsável em toda a cadeia produtiva.

•  A empresa no pré projeto apenas exporta indiretamente e pretende no pós projeto reforçar essas exportações indiretas e entrar diretamente nos mercados de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e Alemanha.

 

Projeto de Internacionalização

Projeto n.º: POCI-02-0752-FEDER-001142
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos SI Internacionalização
Designação do Projeto: Sustainability Colours
Custo Elegível: 307.933,49
Apoio Financeiro: 138570,07
Síntese do Projeto: Constituída em 1985, a ACATEL especializou-se nos serviços de Tinturaria e Acabamentos, tendo sido certificada em 2002 pelas Normas EN ISO 9001. Durante todo o seu crescimento, a empresa focou-se em ampliar as suas instalações e instalação de unidades para melhorar a produção, tendo-se candidatado a vários no âmbito do Programa IMIT e atingindo o registo de maior volume de negócios (9,2M€) em 1995. Foi ainda obtido a Certificação Ambiental (EN ISO 14001) em 2012.
A ACATEL pretende manter-se a empresa de eleição, apostando na criação do próprio produto, aumentar a rentabilidade da empresa através da inovação de processos produtivos tecnológicos e contínua experimentação de novas soluções e/ou alterações aos processos.
O objetivo é proporcionar aos clientes as melhores soluções na área de atuação através de:
(i) serviços inovadores;
(ii) capacidade global;
(iii) e opção por serviços/serviços diferenciados por cliente.
A nível de internacionalização, a entidade visa uma abordagem de diversificação, isto é, lançamento de novos produtos e em simultâneo entrado em novos mercados. (Espanha, França, Bélgica, Reino Unido e Alemanha).
A empresa não tem experiência em relações externas diretas, no entanto no seu Volume de Negócios foram incluídas as transações que indiretamente contribuíram para o incremento das atividades transacionáveis (a ACATEL vende os seus produtos a agentes que exportam diretamente para o cliente final). Assim, pretende passar os seus 100% de representação no mercado nacional para 95% e 5% para o mercado internacional.
Atendendo a sua visão, missão e objetivos estratégicos, a entidade definiu, entre outros, os seguintes objetivos estratégicos:
•   Inovação constante e contínua;
•  Criação de coleções própria com a marca ACATEL;
•  Reforço dos recursos (comunicacionais, humanos, financeiros, etc);
•  Conquistar 5 novos mercados (internacionais);
•  Desenvolvimento de competências de gestão;
•  Obtenção de rótulos ecológicos.
A fim de alcançar os objetivos estratégicos definidos e por em prática a abordagem a nível de internacionalização, a entidade visa executar ações enquadradas nas seguintes tipologias da operação:
•  Conhecimento de mercados externos: Através da participação em feiras internacionais como visitante ou expositor, como por exemplo a feira “ Municg Fabric Strart” com o objetivo de ganhar visibilidade internacional e promover reuniões de negócios que permita criar um volume de negócios internacional;
•  Prospeção e presença em mercados internacionais: Estão previstas varias viagens de prospeção para os mercados alvo a fim de ganhar novos clientes de forma contínua;
•  Marketing Internacional: Desenvolvimento de material promocional para utilização em feiras e ações de prospeção a fim de proporcionar uma melhor visibilidade dos produtos, marcas e serviços da entidade;
•  Introdução de novo método de organização nas praticas comerciais ou nas relações externas: A entidade tem como objetivo a contratação de dois técnico altamente qualificado com o objetivo de garantir uma melhor promoção da marca ACATEL;
Com o plano de internacionalização, o objetivo da entidade é aumentar o volume de negócios total em aproximadamente 3,013 milhões de euros entre 2013 e 2018, passando de 10,234 milhões para 13,247 milhões de euros respetivamente.